quarta-feira, 2 de março de 2011

Prevenção de enchentes em condomínio - Síndico Profissional Autônomo

Veja abaixo como a manutenção preventiva com um bom sistema de captação e escoamento de águas pluviais pode evitar muitos transtornos no seu condomínio...

Condomínios ilhados, com subsolos alagados, poços de elevadores cheios de água e bombas que não conseguem suprir a demanda. Esse tipo de cenário tem sido cada vez mais comum em São Paulo, mesmo em bairros sem tradição em enchentes. Bocas de lobo entupidas, chuvas descomunais, bairros cada vez mais adensados, com grandes áreas impermeáveis. Todas essas alternativas costumam funcionar como causa desses alagamentos. Portanto, como não é possível evitar as chuvas e suas conseqüências, é importante investir na manutenção preventiva de sistemas construtivos do condomínio.
 
A manutenção é importante para evitar danos maiores às instalações do condomínio. No verão do ano passado, uma verdadeira tromba d’água alagou todas as ruas próximas ao condomínio, em Moema. Resultado: cerca de 15 centímetros de água no segundo subsolo e água nos poços dos elevadores. O estrago só não foi maior, porque o condomínio havia recentemente desobstruído dois poços que recebem as águas de drenagem da garagem e feito revisão nas bombas dos poços de água servida. O prédio, localizado numa esquina, conta com uma comporta na saída, porque a rua já havia alagado em outras duas oportunidades. Mas, a rua de frente do condomínio nunca havia enchido, e a água veio como uma enxurrada pela rampa de entrada dos carros. Os moradores que estavam no prédio (a enchente aconteceu num sábado) correram para tirar seus carros do segundo subsolo, e nenhum veículo foi danificado. O condomínio também teve prejuízos com a limpeza, já que os dois subsolos ficaram tomados pela sujeira. 
 
As comportas de ferro colocadas nas entradas e saídas de garagem são, na verdade, uma medida paliativa, com a qual os condomínios procuram se defender. A Prefeitura alega que os alagamentos são causados pelo excesso de área coberta na região e que o sistema pluvial está sendo reestudado, incluindo a canalização dos córregos da região e o seu deságüe no rio Pinheiros. “O problema requer obras grandes e de longo prazo de execução, portanto devemos considerar que locais mais baixos do bairro continuarão a servir de piscinão em casos de muita chuva. Novamente a falta de planejamento na execução original e a permissão do adensamento na região permitiram que uma obra simples passasse a ser um problema quase insanável, tendo os moradores que conviver com o pânico quando fecha o tempo”, sustenta.

Para o engenheiro Tito Lívio Ferreira Gomide, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), prédios que instalam comportas em dias de fortes chuvas devem ter o cuidado de fixá-las bem, evitando o rompimento da instalação com a força da água. “Trata-se de uma medida preventiva de urgência”, justifica. Mesmo que a localização do condomínio não esteja sujeita a alagamentos, é imprescindível que o síndico dedique manutenção periódica a todo o sistema de captação e escoamento de águas pluviais. “Todo esse sistema deve estar operante. Para isso, devem ser realizadas a desobstrução e limpeza de calhas e condutores, de caixas de passagem, de caixas de captação do sistema pluvial, a limpeza do sistema de drenagem, que faz a captação da água do subsolo, e a limpeza e desobstrução dos buzinotes, que são as saídas dos sistemas de drenagem dos muros de arrimo”, aconselha o engenheiro. Se, eventualmente, existirem canaletas, elas também devem estar limpas e com o direcionamento desimpedido para a área correta. Sem a manutenção preventiva, somente no dia do temporal é que o condomínio sofrerá as conseqüências de ter uma calha ou outro componente do sistema entupido por excesso de folhas e sujeira. “O imóvel é um bem como um automóvel. É preciso dar atenção à manutenção para evitar danos futuros”, diz o atual presidente do Ibape/SP, o engenheiro Osório Acioly Gatto.
 
Outro sistema que não pode ser esquecido são os poços de captação de água dotados de bomba de recalque para expeli-las do prédio. É preciso verificar se o poço está limpo, e se as bombas das águas servidas estão operantes. Num eventual alagamento do subsolo, se essa bomba estiver em perfeito funcionamento, ela dará conta de retirar a água. Também as áreas permeáveis dos edifícios devem estar limpas, sem obstruções, para que a água da chuva possa ser absorvida. A recomendação é que os condomínios adotem o maior número possível de áreas permeáveis, facilitando a absorção da água pela terra.

Um Síndico Profissional tem experiência para lidar com essas questões, solicite um orçamento para o seu condomínio e desfrute dos seus momentos de lazer deixando os problemas para um profissional especializado...  

Tel: (13) 99648-5002 / (13) - 98119-9061

E-mail:    sindico.martins@hotmail.com 

Site:   sindicoprof.blogspot.com

Cleber R. Martins
Síndico Profissional
Administrador de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário